álbum de fotografismo

álbum de fotografismo, 2000-2003


livro de artista, 164 páginas, 25 x 20 x 2 cm, tiragem: 10 exemplares


Realidades Construídas, estudo da imagem fotográfica: Documento do real e Representação de ficção


Dissertação de mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em Ciências da Comunicação, sob a orientação da profa. Dra. Dulcília Buitoni, área de concentração: Jornalismo, São Paulo


Este álbum é o resultado da pesquisa de mestrado de Cristine de Bem e Canto, centrada na imagem fotográfica como realidade construída. Fotógrafa e artista plástica, Cristine recolheu imagens de Getúlio Vargas em jornais, revistas, arquivos, museus, refotografando-as.


As imagens passaram por transformações operadas em computador e receberam textos verbais de diferentes origens: Jornais, revistas, ensaios, livros, etc. Na combinação visual/verbal, as letras são conteúdo e também imagem, sempre visando novas leituras. Uma cuidadosa diagramação realizou a integração imagem/texto. Espaços, elementos gráficos e palavras fazem com que a imagem fotografística negue o princípio de reprodução fiel da realidade, tão alardeado pelo jornalismo. Para Joan Costa, no livro Foto-Diseño, o fotografismo é o processo e o resultado da modificação intencionada da: imagem analógica da realidade, forma de um signo ou um conjunto de signos gráficos, das relações entre imagens e partes de imagens e também entre imagens e texto.


O álbum é composto por imagens que são chamadas de primeiras e segundas intervenções. As fotografias referentes à primeira intervenção foram realizadas sobre a imagem fotojornalística (imagens apropriadas). Já as imagens que fazem parte da segunda intervenção são fotos das primeiras intervenções.


Processos fotográficos e recursos digitais criaram novas imagens a partir de registros anteriores. Construções, reconstruções, criações – jornalismo, significado, verdade, estética: eis o campo de trabalho deste mestrado.


Dulcília Buitoni